Quadrupedal, flexão, corrida, subida, landing, planche e natação, nos ajudam a manter a boa forma corporal e adquirir bastante força física, é fato! Mas o que nos ajuda a manter uma boa forma espiritual e um espírito forte para ultrapassar obstáculos que nos prendem?
Assim como a prática das atividades físicas e a disciplina de treinos, principalmente no Parkour, nos ensinam e nos condicionam a ter uma vida saudável e facilitada, a disciplina espiritual nos proporciona e gera uma coragem e uma disposição diária, fora dos padrões humanos.
Vida espiritual saudável e Parkour. Ambos são compostos por cinco princípios básicos:
1. Acreditar que tudo tem uma finalidade e um objetivo de ser ou acontecer;
2. Viver como se cada uma de suas atitudes fosse responsável pela sua condição atual;
3. Entender que sem disciplina nada será completamente realizado;
4. Ser constante e perseverante naquilo que acredita;
5. Ter sabedoria para ouvir todas as coisas e reter o que lhe for bom.
Existem algumas características, que alguns chamam de virtudes, outros de dons. Vamos chamar aqui de frutos. Frutos esses, que são produzidos quando se traz os princípios acima citados para a prática na vida espiritual. São eles: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
Vamos dividir esses frutos em quatro grupos:
No primeiro grupo vamos colocar os frutos que nos ajudam no nosso convívio social: benignidade, longanimidade e bondade.
No segundo grupo, colocaremos as qualidades espirituais mais básicas: alegria e paz.
No terceiro grupo, os frutos que nos ajudam a sermos bem sucedidos em nossos treinos: mansidão e domínio próprio.
No quarto e último grupo, colocaremos os frutos que são na verdade essenciais para que todos os outros existam: amor e fidelidade.
Em nossos treinos, encontramos uma dificuldade em praticamente 100% do que vamos fazer, algo que nos limita mais do que qualquer obstáculo que possamos ver ou tocar: o medo. Concordo com o dito popular que diz: “A maior prisão não é no corpo e sim na mente.”
Podemos ser exemplos vivos disso a cada treino, ou simplesmente analisar o caso bíblico de Davi e o gigante Golias:
Golias era um gigante da cidade de Gate, e um campeão dos filisteus. Segundo a Bíblia, possuía a altura de seis côvados e um palmo (2 metros e 90 centimetros). No combate que teve contra Davi, usava uma cota de malha que pesava 5000 ciclos (57 kg). Como Davi era um rapaz ainda, provavelmente só a cota de malha de Golias já atingia seu peso. Mas Davi ainda tinha que lutar com um gigante que carregava um grande escudo para proteção e uma lança, cuja ponta metálica pesava 600 ciclos (6, kg). Sua haste foi descrita na Bíblia como "cilindro dos tecelãos".
Pouco depois de Davi ter sido ungido por Samuel, os filisteus ajuntaram-se em Socó para uma guerra contra Israel, e então acamparam em Efes-Damim. Golias desafiava Israel em alta voz para apresentarem um homem que lutasse com ele em combate individual, o resultado determinaria qual o exército que se tornaria servo do outro. Seu desafio durou 40 dias. Mas no exército israelita não havia soldado com coragem suficiente de enfrentar Golias com seus quase 3 metros de altura, ainda mais sendo este um soldado mercenário treinado e muito bem armado.
Quando Davi soube do que estava acontecendo ficou indignado e aceitou o desafio do filisteu. A tentativa de Saul em colocar sua armadura em Davi não teve êxito, porque como citado, era apenas um rapaz. Davi foi apenas com a funda e algumas pedras lisas que pegou em um rio próximo ao encontro de Golias.
Invocando o nome de seus deuses para o mal contra Davi, Golias riu-se dele, perguntando se era por acaso um cão para que viesse a ele com cordas, referindo-se à funda que Davi usava. Davi respondeu: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com dardo, mas eu chego a ti com o nome do Deus dos exércitos, o Deus das fileiras combatentes de Israel, de quem escarneceste.” As armas de Davi eram da parte de seu Deus e isso dava-lhe confiança da vitória. Apressando-se, Davi pegou uma pedra e atirou com a funda e ela penetrou a testa de Golias. Não deve ter lhe matado instantaneamente porque a Bíblia diz que quando Golias caiu com a face por terra, Davi apressou-se, pegou a espada de Golias e entregou-lhe a morte 'definitivamente' cortando sua cabeça.
Fonte: Bíblia - 1 Samuel 17:4-51
Quantas e quantas vezes nos pegamos parados, analisando aquele obstáculo que na verdade nós temos a plena convicção de que conseguimos ultrapassá-lo, mas que na verdade nos prende por algo interno, que não podemos tocar ou ver, mas está lá. Davi não tinha motivo para acreditar que podia vencer Golias na batalha, mas existia algo dentro dele que o fez acreditar no contrário. Estaria Davi espiritualmente disciplinado e preparado o suficiente para conseguir vencer Golias? Creio que sim.
E acredito que essa mesma disciplina pode ser decisiva somada a nossa força física na hora dos treinos.
A Bíblia diz em 1 Timóteo 4:7-8 “...Exercita-te a ti mesmo na piedade. Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.”
Não seria a piedade uma forma de se fortalecer espiritualmente? E se for, como diz a bíblia, o exercício corporal para pouco se aproveita sem o exercício espiritual.
Vamos treinar bastante e com muito empenho, procurar ter uma vida de paz sempre fazendo a coisa certa.
Exercitar o corpo e o espírito!
Erick Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário